PowerVM – É um virtualizador (HYPERVISOR) que roda diretamente no firmware do Hardware, podendo misturar várias versões em equipamentos com processadores POWER, a partir do POWER5. Permite que tenhamos um “particionamento” do em uma máquina POWER em várias maquinas menores, inclusive com fração de processadores. Extremamente flexível, permite entregar até mesmo uma PCI diretamente a uma partição. Nas suas versões mais atuais, permite NPIV (Virtualização de SAN), Live Partition Mobility, Active Memory Sharing, Processos Pool, Compressão de Memória (AME), SR-IOV, Reinicialização Remota (HA para lpar), vNIC, entre outros recursos.
O PowerVM, por ser em ferro e outros componentes de software poderem ser redundantes por design, traz um nível de disponibilidade e servicibilidade incomparável, sendo que o seu hypervisor não tem nenhuma vulnerabilidade registrada.
O PowerVM, juntamente com as maquinas com processador POWER, suporta AIX, Linux e IOS (AS400). Podem do misturar varias versões do mesmo na mesma máquina física.